✩ TOP 10: Minha experiência com Os 13 porquês. ✩

outubro 04, 2017





Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





 

 Oii leitores 💖💖
Setembro amarelho é o mês escolhido pra falar da prevenção ao suicídio e eu não poderia deixar de falar do livro que eu amo - Os 13 porquês. (Desculpem o atraso).



1- No nosso lado pode ter alguém precisando e não nos damos de conta, por isso o diálogo e a empatia é muito importante.

2- Na minha opinião,mesmo sendo um tema forte ele é o tipo de livro que deveria ser lido por todos. 

3- O que parece pouco para nós,pode ser de grande relevância no estado emocional de quem está ouvindo.

4- Me fez pensar sobre minhas atitudes/tratamentos com o próximo. Comecei a me colocar no lugar do outro,tentando imaginar como reagiria diante das situações citadas no livro.

5-  Seria interessante, quem tem contato direto com os jovens lerem o livro para entender o que passa na cabeça  de um adolescente porque muitas vezes uma simples atitude se torna o fim do mundo para tal.


6-  Servir de apoio para alguém é essencial. Uma palavra faz toda a diferença,ela pode fazer a pessoa desistir da ideia do suicídio ou contribuir para que prossiga.

7-  No livro todo eu queria ter a chance de ser amiga da Hannah e fazer ela mudar de ideia, nesse momento,eu percebi ainda mais,como é importante ter alguém que te escute e seja seu amparo. Se todos que escolhem se suicidar tivessem alguém, a sua história poderia ser diferente.

8Nossas crianças precisam aprender desde cedo que bullying/machismo não é nada legal. Tudo o que afeta o outro não pode existir,você sendo mau não vai ser melhor por isso e sim um babaca.

9-  Muitos dizem que os motivos da Hannah foram banais,mas precisamos entender que cada pessoa sente diferente,cada um é afetado do seu modo. O que parece pequeno pra você, pra Hannah não foi, esses motivos destruíram a vida dela.

10- Fiquei muito impactada com o livro,ele me passou a mensagem de como as pessoas sofrem com essas agressões, tanto psicologicamente quanto fisicamente,e essas pessoas precisam de ajuda urgentemente.



 O final da série é muito mais dramática do que no livro,acredito que foi para mostrar que suicídio não é nada legal e não tem como romantizar algo tão sério. Particularmente,eu prefiro o livro,mas não me arrependo de ter assistido.Fica a indicação!

  Não fique com essa dor que te mata dia após dia, procure ajuda,converse com alguém de confiança,você não é obrigado a carregar o fardo sozinho. Existem várias saídas e o suicídio não é uma delas. SE AME! 💓

 #Nãosejaumdosporquês

Esses são dois trechos que amo. 💖


''Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.'' 💔


''Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério. '' 💔
 

                                         Serviço de apoio à vida no Brasil.
                               CVV ( CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA)
                                             https://www.cvv.org.br





Obrigada pela visita. Não esqueça de deixar seu comentário 💗

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

51 comentários

  1. Adorei a resenha. Parabéns. Ainda não li o livro, mas vou ler com certeza

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, acho o tema muito importante, e fiquei muito empolgada com as suas palavras, sobre o que você aprendeu com a história. Mostra que o livro está cumprindo a sua função. Parabéns!

    bjs,
    Dani do Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a história, e realmente é super válido para quem lida com jovens, principalmente os que estão em situações de risco.
    Beijinhos
    http://www.quemcasaquercasaouap.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O suicídio é um assunto que mexe com todos nós, infelizmente é uma coisa que vem acontecendo muito. A melhor forma de diminuir é sempre está por perto pra ajudar as pessoa que sofre.concordo com você existem várias saídas e o suicídio não é uma delas. Esse livro é fantástico ainda não mas fiquei curiosa bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não li mas vi a serie e concordo com você, deveria ser lido ou assistido por todos.
    Quero comprar o livro tambem.

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo deveria saber sobre isso, ajudar quem precisa. Eu quero ler primeiro e depois assistir a série. Estou ansiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não li o livro, só assisti a série (muito criticada) e estou aguardando a segunda temporada!! Vi o tema discutido como um alerta, uma reflexão! Parabéns pelo post!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, mas assisti à série e gostei muito, fiquei muito impactada com a cena que ela corta os pulsos. Nem consegui dormir na noite em que eu vi.

    ResponderExcluir
  10. Que postagem maravilhosa gente, realmente eu queria salvar hannah, abraçar e dizer que ela não estava sozinha, mas as pessoas não pensam dessa forma,apenas julgam sem compreender, adorei as suas postagens.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu li e livro e comecei a ver a série, mas nenhum me surtiu o efeito que teve na maioria dos expectadores. Vivo o problema da depressão de perto e apesar de toda boa intenção do livro comigo não funcionou, mas acho de extrema importância abordarmos temas assim, pois depressão não é frescura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiieee

    Ainda não vi a série, mas li o livro antes desse sucesso todo, logo que publicou a primeira vez acho. É um tema forte, o livro vai tomando um rumo cada vez mais sombrio para os porquês da Hannah e lembro que terminei bastante impactada por tudo o que li, é realista e o autor nem tenta trazer-nos um final feliz, a intenção é chamar a atenção para o tema de maneira que nos toque de verdade e ele conseguiu

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que post maravilhoso, as lições que cê tirou do livro são muito significativas e até me emocionei demais porque me identifiquei demais com o primeiro quote que cê colocou no final do post.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  14. Não li ainda, mas tenho curiosidade. Gostei do que você contou sobre sua experiência com o livro e os pontos levantados.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bem?
    Li esse livro esse ano e gostei da história, mas não consegui me encantar tanto quanto as outras pessoas. Acho que eu esperava mais e encontrei menos.
    Os pontos que você levantou me agradaram muito e fiquei contente por ele ter te mudado tanto assim, principalmente, com relação a observar os outros e ver que alguém que está ao seu lado pode precisar de ajuda.
    Seu post precisa ser divulgado para o mundo inteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não li o livro nem vi a série, ouvi muitos comentários alguns a favor e outros contra ... Tua resenha foi bem completa, gostei muito,!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Apesar de não ter gostado do livro, ele aborda um tema muito forte e que está constantemente presente entres nós.
    Sou louca para assistir a série, mas ainda não tive a oportunidade.
    E realmente, uma palavra amiga pode mudar tudo!

    ResponderExcluir
  18. Isso que tu falou de achar importante adultos que têm contato com adolescentes lerem esse livro é muito real. O livro tem bem o ponto de vista de um adolescente e é super necessário que quem lida com eles tenha essa empatia de saber como pensa um adolescente, como sente as coisas e maximiza as emoções. Ótimo livro. Li ainda na escola e fiquei muito impactada.

    ;*

    ResponderExcluir
  19. Nunca li o livro, comecei a ver a série e não me empolguei muito sabe, mas na vdd sempre prefiro os livros, vou tentar ler antes de ver a série novamente.

    ResponderExcluir
  20. Super legal quando a gente ler um livro que mexe assim com a gente, tanto a ponto de indicar a todos
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Eu não li o livro, queria muito, mas a curiosidade falou tão forte que me rendi a série e MDS é muito forte, mas necessário.
    Amei seu post, não sabia que setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Amei o post.

    ResponderExcluir
  22. Nossa muito legal super interessante imagino que deve ser muito bom o livro, esse assunto tem que ser mais debatido e conversado com certeza. Muito bom o trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Gostei do seu post!
    Não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi a série e foi bem impactante na época.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Quando li o livro me tocou bastante! E me fez refletir também. Pensamos que somos boas pessoas por não praticar bullying mas muitas vezes ao presenciar e não tomar uma atitude também somos responsáveis.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu adorei poder conferir a sua experiência! E concordo com você, apesar das controvérsias, acho que todos deveriam ler essa obra, porque traz muita coisa para pensar e mudar em nossas vidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente e um seriado e provavelmente um livro otimo,eu assisti a serie e fiquei super pensativa nas coisas que falamos e fazemos com as pessoas sem pensar nas consequências,não sabemos o que a outra ta vivendo e nem ao menos nos importamos com isso...esse seriado mostra a falta de amor e preocupação do ser humano com o outro!!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li o livro, mas vi a série toda e é espetacular! Simplesmente amei! O conteúdo é de utilidade pública. Muitos adolescentes vivem essa realidade! Adorei saber do livro, flor! Te agradeço pelo post!

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Nossa, que post, ein?! Já vi a série, porém ainda não li o livro (quero muuuito ler), e gostei muuito. Adorei tua postagem! ;)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  29. Eu assisti a série, não sabia que tinha livro! Gostei muito da resenha!Qdo vi a série eu fiquei muito impactada e querendo muito fazer a diferença!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem??
    Eu ganhei esse livro de um amigo mas ainda tenho que ir buscar (preguiça nao deixa kkk), olhei a primeira temporada da série e estou mega ansiosa pela segunda, fiquei apaixonada pela história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Oi... li os 13 porquês este ano, por causa da série. Sempre leio antes de assistir a uma adaptação. É um livro que mexe com a gente, porque é um assunto muito grave. Também gostei mais do livro do que da série, até porque tiveram que mudar coisas para série que não me agradou muito. É uma estória que faz com que você tenha mais empatia, realmente, porque é como se você tivesse na cabeça da Hanna, lendo os pensamentos de dela... Eu me sentia como o Clay, escutando cada fita. é um assunto que devemos parar e falar...

    https://diariodemaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Hey! Tudo bem?

    Eu nem li e assisti a série, mas ouvi coisas ótimas. Acho importante abordar essa temática do suicídio, pois se trata de uma realidade infeliz.

    Adorei sua listinha.

    Beijos!

    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  34. Oiii eu não cheguei a ler o livro e acho que também acho que não leria, apenas assisti a série e achei fantástica! Com toda certeza eu adoraria rever, assim que possível irei. Mas, achei bem triste todos os episódios.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Olá, não li esse livro, mas claro que sei sobre a história devido ao sucesso da série da Netflix. Muito interessante a forma que você escreveu o post, esse é um assunto muito importante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  36. oii tudo bem ?

    ainda não li o livro confesso que teve um tempo que fiquei bem curiosa mais depois fui perdendo o interesse :( quem sabe um dia.

    bjss

    ResponderExcluir
  37. Não li o livro e nem mesmo vi a serie, apesar do meu interesse. Meu filho viu na escola, gostou e até disse pra eu ver também. Gostei dos motivos que você levantou.
    js, Rose

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bom?

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro ou assistir a série, mas acredito que a leitura desse tipo de obra seja essencial, principalmente para os jovens. Não importa qual, seja ele a pessoa que sofre bullying ou a que comete, por exemplo, pois a premissa é sobre demonstrar as consequências dos nossos atos.
    As pessoas reagem diferente para cada ação, então não sabemos como ela irá se sentir em qualquer momento, pois não será o que nós sentiremos. Quando as pessoas sofrem agressões, sejam físicas ou psicológicas, como você disse, precisam de ajuda urgentemente. A campanha do Setembro Amarelo é incrível e acredito que temos que nos dedicar na prevenção do suicídio, principalmente entre os jovens.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Muito boa essa serie! Me prendeu do inicio ao fim! Parabéns pelo blog! 😘😘

    ResponderExcluir
  40. Oii,
    Eu não li ,apenas a série e vi poucos episódios, :( , mas eu já tinha ouvido falar sobre o livro,apenas isso, eu conheço 1 pouco da obra , conhecia* pq conheci mais agora e tenho q admitir q é uma obra muito bem feita q te prende do inicio ao fim ainda mais com o tema do livro, suicídio etc...a série e o filme tão de parabéns.

    ResponderExcluir
  41. Olá!

    Infelizmente li o livro e foi uma decepção, minha vontade era de entrar no livro e matar a menina, não consegui me conectar a ela, o que ela fez não justifica o que fizeram com ela.

    ResponderExcluir
  42. Estou assistindo a serie na Netflix e tenho gostado bastante, embora saiba que o livro sempre é mais completo e melhor! Adorei a resenha, para refletir mesmo.

    ResponderExcluir
  43. Oi.
    Pessoas próximas a mim passaram por esse tipo de situação recentemente, então eu não consigo ler nem assistir nada com essa temática no momento. Talvez mais para frente, até porque tenho curiosidade em conferir o seriado pelo menos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Quando li esse livro ainda nem se falava em seriado sobre a trama mas com a leitura fiquei chocada pois a cada fita mais intrigada ficava e ver o quanto a protagonista sofreu calada chegando ao estado de tirar a própria vida.
    Uma leitura que foi repleta de reflexões e cheia de discussões com amigos.
    Acho que é o tipo de história que as escolas deveriam colocar pra debate pra ajudar pais e alunos a minimizarem as muitas consequências.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esse livro e sei que vou me emocionar muito com a história. Vou tentar assistir a série em breve.
    Em relação a capa, eu prefiro a original do livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Já assisti a série, mas ainda não li o livro. Também achei a série impactante e um pouco assustadora. Ao mesmo tempo em que ela traz uma mensagem forte sobre depressão, bullying e suicídio, ela também pode trazer gatilhos para o telespectador que já passa por essas dificuldades. Não estou tirando o mérito, apenas digo que é assustador.
    Acho que o fato de a Netflix ter considerado uma continuação foi uma forma de se redimir um pouco com essa preocupação geral (muitos acharam a série tendenciosa, vai entender).
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  47. Eu não li o livro, só assisti a série e sinceramente não gostei da forma que um assunto tão sério foi abordado. Eu fui uma das que achei que romantizaram demais na série.

    ResponderExcluir
  48. Oi tudo bem? Adorei seu top 10! Eu li o livro há muitos anos e não me lembrava muito dele, até assistir a série.
    Adorei o post
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Cibele, comprei este livro e ainda não o li e sua resenha me mostrou que devo iniciar a leitura logo, afinal é um tema que gosto de estudar.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  50. Olá, já faz tempo que estou pra ler essa obra...ainda não conferi a série porque não li o livro...estou adiando já faz um ano, pois ganhei o meu de presente de amigo secreto no ano passado, nossa que vergonha, kkkkk


    Abraços

    ResponderExcluir

Instagram

Curta no Facebook

Meu Skoob

Subscribe