✩ [Resenha] Lucíola - José de Alencar . ✩

fevereiro 02, 2020





Desafiando os preconceitos da Corte, Paulo um jovem de família tradicional apaixona-se por uma cortesã chamada Lúcia. Um romance com muita desconfiança por parte do rapaz, porém aos poucos a atração física se transforma em um grande amor.












Autor: José de Alencar
Páginas: 128
Idioma: Português
Classificação: 10,00

Olá leitores, a resenha de hoje é desse clássico da literatura brasileira, vem ler minha opinião. 
Lucíola é uma obra antiga, e por esse motivo fiquei receosa em não ser cativada pela história. Felizmente, isso não ocorreu. 

Nesta obra conhecemos Paulo que conta através de cartas seu relacionamento com Lúcia. Paulo viaja para o Rio de Janeiro, e lá é convidado por Sá para ir à festa da Glória. Nesta festa Paulo vê Lucia, uma mulher linda e instigante, no primeiro momento Paulo acredita que ela não passa de um rosto bonito, mas se engana, pois Lúcia é uma mulher cativante.

Mesmo Lúcia sendo uma meretriz, Paulo não consegue esquecê-la. O amor de Paulo foi instantâneo e ele não sabia como lidar, pois a sociedade falava muito mal de Lúcia. Contrariavam Paulo por esse relacionamento, mas a realidade é que muitos criticadores gostariam de estar no lugar de Paulo, pois Lúcia era uma mulher estonteante.

Em pouco tempo eles estão se relacionando e Lúcia deixa de ser uma meretriz, pois ela desejava se entregar apenas para o seu amor. Algum tempo passa e Lúcia se mostra fria, indiferente e Paulo não entendia seus motivos, mas aceita dar um tempo para ela. Com isso, eles desenvolvem uma grande amizade sem desejo carnal, o amor deles se torna puro..

Irei parar por aqui para não dar spoiler. Mas garanto: é uma ótima leitura que merece ser lida. 

Algo que achei incrível foi que Alencar fez uma analogia ao nome da Lúcia dando origem ao título. Lucíola é o nome dado à uma variedade de vagalume, e o inseto vive próximo à lama, mas possui um brilho único e o mesmo acontece com Lúcia que a prostituição seria sua lama.

Gostei muito da escrita de Alencar, e espero em breve ler outras obras dele. Você já leu algo do autor? Conta aqui! 💕

Você já leu Lucíola? Conta aqui nos comentários, vou adorar saber! 
Beijos!  💖

Quotes:

''Almas como as de Lúcia, Deus não as dá duas vezes à mesma família, nem as cria aos pares, mas isoladas como os grandes astros destinados a esclarecer uma esfera.'' 

''No livro da vida não se volta, quando se quer, a página já lida, para melhor entendê-la; nem pode-se fazer a pausa necessária à reflexão. Os acontecimentos nos tomam e nos arrebatam às vezes tão rapidamente que nem deixam volver um olhar ao caminho percorrido.'' 

''Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo, Vou te amar enfim por toda a eternidade.''


Obrigada pela visita. Não esquece de deixar seu comentário 💗

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

7 comentários

  1. Olá, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler Lucíola, mas livros antigos geralmente me deixam com um pouco de receio, rs. Porém, pelo o que tu disse, parece ser uma obra muito interessante e bacana, então acho que irei dar uma chance. Adorei a resenha!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Da mesma forma que você, tenho vontade de ler alguns clássicos como Lucíola, mas receio que pela escrita mais antiga se tornem dificeis. Que bom que isso não aconteceu com você! Dessa forma, me sinto motivada a dar uma chance a essa obra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler a sua opinião sobre esse clássico da literatura brasileira. Fico feliz em saber, que apesar do seu receio inicial por talvez a obra não te cativar, isso não aconteceu. E esse clássico da literatura brasileira te cativou sim. Eu devo ter lido algo do autor sim, na época do Ensino Médio como leitura obrigatória, só não me recordo agora. Ótimo que gostou da escrita do autor e já quer ler outras obras dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cibele.

    Eu ganhei alguns clássicos que um amigo não desejava mais e acho que este livro veio na doação. Depois vou olhar direito porque eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. Ainda mais sabendo que é um ótimo clássico da literatura. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, um clássico tão curtinho, num preço tão acessível! Que trabalho de divulgação linda! Esse ano quero ler alguns, nas por enquanto só anotei aqui para ler "O Morro dos Ventos Uivantes". Nacional eu até vou anotar esse de José de Alencar. Grata! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li José de Alencar? Eu sei que é um clássico e me sinto um pouco culpada por isso. Porém, parecem ser livros muito descritivos e as temáticas também não me atraem. Então, ainda não tive curiosidade de ler nenhuma obra dele. Mas que bom que gostou tanto da leitura e se encantou pela escrita do autor. Espero que leia mais obras dele e goste também.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Instagram

Curta no Facebook

Meu Skoob

Subscribe