✩ [Resenha] 1943 - Luciana Klanovicz. ✩

março 21, 2020



1943 é um romance de época que narra a trajetória de Maria, uma brasileira, filha de diplomatas, que se vê enredada numa trama de amor, espionagem, romance e desventuras no meio da França ocupada pelos nazistas. Maria tornou-se cantora em um bar, uma das poucas alternativas para permanecer viva em meio ao conflito mundial, onde conhece um matemático inglês, Phillip, sem saber que ele era espião. O relacionamento de ambos é vigiado pela inteligência nazista e, em meio a uma invasão alemã ao bar, Phillip foge enquanto Maria torna-se prisioneira de guerra, transferida para o sul da Alemanha. A beleza, a voz e a força de Maria são motivos para que um oficial do exército nazista apaixone-se profundamente por ela, entrando em conflito com sua ideologia. A partir daí a história é repleta de reviravoltas, enquanto Maria tenta sobreviver a uma guerra que parece não ter fim.






Autor: Luciana Klanovicz
Páginas: 320
Idioma: Português
Classificação: 10,00


 Hoje trago uma resenha de um livro nacional que foi uma grande surpresa pra mim. Fiquei emocionada com essa história que se passa em tempos de grande tristeza, que foi a Segunda Guerra Mundial. Gosto muito de livros com a temática da guerra, e com essa obra não foi diferente. Então, venha conhecer um pouco dessa história. 💖

Em 1943 conhecemos Maria, personagem brasileira e filha de diplomatas. No passado, sofreu uma grande desilusão amorosa, e por esse motivo não deseja mais se envolver em relacionamentos. Com essa desilusão Maria precisou mudar de país e consequentemente sua rotina também mudou. Ela mora com uma amiga que conheceu assim que chegou na França, e as duas cantam em um bar para conseguirem se sustentar.

O livro passa num período de muita tensão, escassez e tristeza. Em meio desse cenário horrendo Maria conhece Phillip, um inglês matemático. Isso é o que ele conta para Maria, mas na realidade ele está ajudando as forças aliadas como espião, e assim tentar acabar com a guerra o mais rápido possível.

Em certo dia o bar foi invadido por nazistas, e infelizmente Maria foi levada como prisioneira. Phillip foi avisado dessa invasão, porém ele não conseguiu salvar Maria há tempo. E assim começa a jornada de Phillip para tentar recuperar o seu amor..

Phillip e Maria tentarão de todas as formas sobreviver em meio de tanta crueldade, tortura e sofrimento. Será que o amor que eles possuem um pelo outro resistirá ao tempo?!

Temos personagens secundários incríveis e que me deixaram muita saudade após finalizar o livro. A escrita da Luciana é ótima, e que prende bastante o leitor.

Amei demais a leitura, e recomendo muito! Uma leitura incrível e cheia de reviravoltas.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje, beijos!


Quotes:

''A verdade é que, ao mesmo tempo, tudo a sua volta lembrava música: o farfalhar das folhas roçando as árvores num balé cotidiano; os pássaros inundando seus ouvidos em melodias... tudo parecia levá-la de volta à música. No entanto, a música remetia à saudade e a Phillip. Doía-lhe, demais.''

 ''Ele bebia por ter sobrevivido e outros tantos terem sido mortos. Tantas casas destruídas, corpos putrefatos, campos de concentração, fuzilamentos, enforcamentos e humilhações de todo tipo. E ali estavam aquelas pessoas divertindo-se, rindo, flertando e bebendo. No fundo, ele as entendia. Todos pareciam compartilhar da vontade da dormência, de uma fuga daquela realidade opressora.''

 ''Saudade significa uma vontade que não cala, um sentir sem ter, uma sensação dolorida que nunca é preenchida, pois sua morada fica bem no meio do peito, portanto, de difícil acesso. Saudade é parte amor, é parte ausência, é parte dolorosa lembrança. Saudade é aquilo que sinto quando me aparto de você, Phillip.''





Obrigada pela visita. Não esquece de deixar seu comentário 💗

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

5 comentários

  1. Oi Cibele.

    Estou conhecendo este livro através da sua opinião e adorei descobrir o enredo. Ainda mais sabendo que possui uma trama de amor, espionagem e desventuras no meio da França. Despertou completamente meu interesse. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Uau, não conhecia o livro ainda, mas parece ser muito interessante! Também amo histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, então fiquei mega curiosa para ler 1943! Parece ser uma história muito bonita.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei interessada. Gosto de livros que tenham como fundo o nazismo, é sempre algo que me atrai desde que seja feito com responsabilidade.
    Parece ser uma história muito bonita, tô curiosa pra saber o desenrolar dessa história!

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler a sua resenha me dei conta de que não li muitos livros nacionais nesse período Histórico. Me interessei, pois se passa em uma época bem conturbada e quero conhecer a escrita da autora

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oii, então o livro é novidade para mim, porém adorei conhecer ele através de sua opinião, gostei muito da resenha e anotei a dica por aqui, quem sabe consigo ler ainda essa ano!

    ResponderExcluir

Instagram

Curta no Facebook

Meu Skoob

Subscribe