✩ [Resenha] Surpreendente. ✩

agosto 01, 2018


Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 272
Idioma: Português
Classificação: 10,00

Esse livro realmente é uma caixinha de surpresas, te faz pensar muito na vida e em cada página te traz uma lição maravilhosa. O  livro não poderia ter outro título,Surpreendente se encaixa perfeitamente. 💖

Surpreendente nos conta a história de Pedro, um garoto de 25 anos que mesmo tão jovem já passou por muita coisa. Aos 12 anos foi diagnosticado com uma doença que o deixaria cego em poucos anos, mas por uma ironia do destino ou milagre, a doença parou. Pedro ficou com sua visão central,menos a periférica, mas ele ficava feliz que ainda lhe restava um pouco de visão.

A partir disso,Pedro entende que a vida lhe proporcionou uma segunda chance e se agarra a isso com muita força. Sempre vê o lado bom da vida e do seu lado ninguém fica triste por muito tempo.. Ele se sente grato por essa chance, e acredita que todos devem ter a oportunidade de viver uma nova chance.

Pedro cursa Cinema, sua grande paixão e na faculdade ele conhece Fit, seu melhor amigo.. Pedro sonha em ganhar o Cacau de ouro e para isso ele precisa fazer um filme surpreendente. Seu amigo o ajuda nesse sonho,pois sabe o quanto é importante para Pedro.

No decorrer da história ele começa uma grande amizade com Mayla e Cristal, e todos se tornam um grande e inseparável quarteto. Mas uma notícia ruim faz com que Pedro mude sua visão na vida, percebendo que nem tudo é positivo e lindo e isso faz com que Pedro se torne uma pessoa triste, mas que não quer que ninguém perceba essa mudança, mas o que é inevitável. Ele fica com essa notícia ruim para si, se torna seu grande segredo..

Pedro,Fit, Mayla e Cristal - a menina de cabelos de fogo que faz coração de Pedro palpitar mais forte - saem para uma viagem bastante misteriosa, que nem mesmo Pedro sabe o real motivo dela e seus amigos não fazem perguntas, pois aceitaram viajar pela grande amizade.
Uma viagem com grandes revelações, surpresas e muita amizade envolvida..

Recomendo muito a leitura, espero que vocês gostem tanto quanto eu. É impossível passar toda a emoção que esse livro trouxe para mim.
Não esqueça,nessa leitura você terá grandes surpresas..

Você já leu a obra? Gostou? Conta aqui nos comentários, vou amar saber sua opinião. 💖

Beijos!!


Quotes:

''Compreender o mundo é a tarefa complicada para qualquer pessoa,enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo,mas não enxerga nada.''


''A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis,alternados por pouquíssimos inesquecíveis.''
''Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem,porque, mesmo a estrada sendo longa,já dizia o velho poeta: ''Quem tem um porquê,enfrenta qualquer como.''


Obrigada pela visita. Não esquece de deixar seu comentário 💗

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

12 comentários

  1. Oiê! Engraçado que já sorteei esse livro no meu blog, mas nunca o li. Bom saber que a história é tao envolvente e tem grandes surpresas, gosto disso! Me lembro de fazer planos com minhas amigas de viajarmos juntas, infelizmente ainda não conseguimos concretiza-los, mas ainda há tempo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele me chamou a atenção por duas coisas:
    1) Me lembrou muito um livro que li quando era mais jovem, "Iracema em cena", porque o personagem também precisava fazer algo, mas não fazia ideia de como faria isso.
    2) Me deixou receosa com a questão da perda progressiva da visão. Esse é um sentido dos mais delicados, e tenho agonia quando é abordado assim.
    Muito obrigada pela indicação, vou procurar saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro fez um sucesso danado no booktube tem um tempinho, o press kit dele era lindo hahaha. Por algum motivo que não sei explicar, tanto a capa quanto a sinopse nunca me chamar a atenção, sabe? Mas fico feliz que tenha sido uma leitura agradável para voce.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu li este livro emprestado e ainda quero comprar uma edição para deixar na minha estante, pois eu amei essa história <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ainda não consegui ler esse livro, mas sou doida pra ler este e os outros do autor. Adorei tua resenha e os quotes selecionados, parece ser mesmo uma história cheia de surpresas.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros que trazem lições, principalmente se forem essa caixinha de surpresas. Amo os livros do Maurício que já li, mas esse infelizmente ainda não consegui encaixar na fila. Mas tenho certeza que vou amar quando conseguir ler, fiquei ainda mais ansiosa com você tendo gostado tanto!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leitura, mas já faz tanto tempo, que ainda não consegui colocar em minha meta. Espero fazer a leitura futuramente, amo livros que envolvem cinema e sua resenha me deixou ainda mais curiosa para lê-lo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Tudo bem?
    Vc acredita que tenho esse livro desde que foi lançado e ainda não. Consegui ler Eu tive prazer de conhecer o autor na Bienal não lembro se foi en 2016, mas lerei em breve.
    Parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que legal ver a resenha desse livro por aqui. Eu tive o prazer de realizar a leitura há pouco tempo e gostei bastante da obra.

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amo este livro e amo a escrita do Maurício Gomyde, onde mesmo na Bienal estava falando com ele sobre Surpreendente que me marcou muito e concordo com você em cada página ele traz uma lição maravilhosa e porque não dizer: Surpreendente.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    já tive o prazer de ler um livro do autor e gostei, esse livro está na lista de desejados a um tempinho, mas nunca consigo compra-lo. Gosto dessas premissas leves que acaba sendo um surpresa quando inicio a leitura. espero poder conferir em breve!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Mesmo gostando realmente do estilo do autor, e amando toda a escrita dele, Surpreendente não me surpreendeu, porque, bem, eu já sabia o que ia acontecer. E esse livro, acima de tudo, tem uma boa lição sobre novas chances e enxergar a vida sobre outra perspectiva.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Instagram

Curta no Facebook

Meu Skoob

Subscribe