✩ [Resenha] Sete minutos depois da meia noite - Patrick Ness. ✩

abril 23, 2020





Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida.

A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido.

O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade.

Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.


  • A ideia original do livro veio da autora Siobhan Dowd, que morreu antes de conseguir publicar a obra. Então, Patrick Ness contou a história com o seu toque, e claro, ficou ótimo. 💗


Autor: Patrick Ness
Páginas: 160
Idioma: Português
Classificação: 10,00

A resenha de hoje é desse livro bem curtinho, mas repleto de lições.

Nesse livro conhecemos Conor, um garoto de 13 anos que sofre bullying, e que tem muitas responsabilidades mesmo sendo tão novo. Sua mãe está muito doente, e com isso parece que ele se tornou invisível.

Em certa noite, ele recebe a visita de um mostro que irá lhe contar três histórias, e Conor deverá contar a quarta que será a verdade. Conor não tem medo do monstro, mas tem medo de ter que contar a verdade, pois essa verdade envolve um pesadelo horroroso que o faz acordar ofegante todas as noites. Esse monstro aparece às 00:07, e deixa rastros físicos e isso dá a certeza para Conor que o monstro é real.

Quando a saúde de sua mãe piora, a avó dele fica por uns dias em sua casa. E isso torna sua vida ainda mais complicada, pois os dois não se dão bem. Além da relação conturbada com a avó, ele tem um pai ausente que reaparece pela condição da mãe de Conor. Conforme avançamos na leitura, esses personagens amadurecem muito e é muito bom acompanhar essa mudança.

A relação de Conor com a mãe é linda, e nesses momentos é bastante doloroso pois o livro já nos prepara para o final. Até mesmo Conor no fundo sabe o que irá acontecer, mas tenta se segurar a esperança que ainda resta.

Essa é uma leitura bastante rápida e sem reviravoltas, mas ainda assim faz o leitor ficar preso.Uma parte que gostei muito foi que Conor acredita que o monstro aparece para curar sua mãe, mas ele está lá por causa dele, para ajudá-lo a enfrentar a verdade.

Uma história extraordinária que retrata bastante sobre perdas, e isso nos faz refletir bastante.

E você já leu ou assistiu o filme? Eu ainda não assisti, mas ouvi falar que o filme é bem fiel ao livro. 🙏


Quotes:

 ''- Você pode ter a raiva que quiser. Não deixe que ninguém lhe diga o contrário. Nem sua avó, nem seu pai, nem ninguém. E, se você quiser quebrar as coisas, então, por Deus, quebre-as com vontade!''

 ''A crença é metade da cura. Crença na cura, crença no futuro que nos aguarda.''

 ''Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias.''


Obrigada pela visita. Não esquece de deixar seu comentário 💗

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

21 comentários

  1. Não conheço esse livro, mas fiquei curiosa para conferir a história. Ela me lembra uma que li recentemente, também de fantasia, com certo suspense no ar. Gosto de livros que misturam os gêneros literários. E gosto mais ainda quando fazem uma adaptação para as telonas, que ficam fieis ao livro. S2 Vou procurar ambos para conferir. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da leitura e do filme. <3
      Obrigada pela visita

      Excluir
  2. Eu estou com essa obra na minha lista de desejados, parece ser uma história que emociona muito o leitor, não espero a hora de poder começar minha leitura. Resenha magnífica que fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. :)

      Excluir
  3. Há milhares de anos que não leio algo da Novo Conceito, não me recordo desse livro, mas também não acompanho nada da editora, eu gostei da proposta, apesar de achar bem sessão da tarde anos 90, por isso mesmo que gostei, aliás, me deu uma sensação nostálgica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, não tinha pensado nisso mas você tem razão.

      Excluir
  4. Aaiiii. Eu vi o filme e me apaixonei.
    Eu lembro de ter visto esse livro em alguma loja e notei que ele é bem fininho. Com certeza é uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Já é difícil e complicado viver em uma realidade como o descrito nesse enredo e ainda precisar passar por problemas tão difíceis na vida como estes e ainda sendo tão jovem. Eu me lembro de já ter assistido ao filme Sete minutos depois da meia-noite. Por ser um livro em que fantasia e realidade se misturam, achei bem atraente. Principalmente por abordar assuntos como sentimentos de perda, solidão, mas também falar de coragem e da compaixão necessárias para superá-los, não é mesmo? Porém, eu fiquei sabendo agora que o filme também possui um livro e é baseado na ideia de Siobhan Dowd, mesmo falecendo antes de conseguir publicar a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, esse livro veio da ideia da autora Siobhan Dowd. Essa informação está nas primeiras páginas e também se encontra na resenha. :)

      Excluir
  6. Oi, oi, oi!
    Eu conheço o autor com minha experiência lendo o primeiro livro da série Mundo em Caos. Eu gosto MUITO da escrita dele, e do universo que ele criou. Virei fã à primeira leitura.
    Porém, eu tenho um pouco de resistência de ler livros assim, com esse teor de doença e morte. Eu MORRO de vontade de ler esse livro. Juro!
    E o filme eu só irei ver, se for ver um dia, depois de conseguir ler essa obra. Mas, conhecendo a escrita do autor, tenho certeza de que eu vou gostar também!!! Obrigada pela resenha.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você se renda à leitura e goste tanto quanto eu. <3

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, quem não gosta de uma boa fantasia não é mesmo? Ainda mais quando trazem tantas reflexões. Já fiquei pensando qual verdade o monstro quer do nosso protagonista. Essa idade é bem complicada, muitos desafios, muitas questões, nada como encontrar alguém para dividir tudo o que está acontecendo com a gente não é mesmo? Fiquei curiosa para ler. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por esse motivo a obra mexeu tanto comigo. Connor só queria alguém para dividir seus medos, algo tão simples mas que ele não possuía.

      Excluir
  8. Oie! Eu fiquei encantada com o filme dessa história, mas até hj não consegui ler o livro. Já estava nos meus planos, mas agora que li seu texto é que está mesmo. É uma história tão bonita e tocante!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Que capa LINDA! Já adicionei esse livro na minha lista de desejados. Após ler sua resenha eu fiquei muito curioso, que a propósito, está muito bem feita! Parabéns <3

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro assim que foi lançado aqui. Achei uma história ok. Não sei se fui com muita expectativa, mas esperava algo mais tocante e quando concluí o livro, fiquei meio.. 'ah, ok.'. não consegui me apegar aos personagens...
    Mas penso em ver o filme ..


    Küss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tenha te tocado, mas acontece. As vezes não estamos no clima para a leitura. Espero que o filme seja uma experiência melhor para você.

      Excluir

Instagram

Curta no Facebook

Meu Skoob

Subscribe